top of page
  • Writer's pictureCristalwolf Lobazul

7 Erros comuns sobre teriantropia / disforia de espécie


O símbolo conhecido como Theta-Delta foi idealizado por membros da antiga Ahww há muitas Luas (como dizem alguns) para que fosse utilizado como símbolo opcional de indentificação entre Therians.  O Θ(Theta) tem como correspondente latino o T, simbolizando para nós da Comunidade a palavra "Therian";o Δ(Delta) representa para nós a mudança.
O símbolo conhecido como Theta-Delta foi idealizado por membros da antiga Ahww há muitas Luas (como dizem alguns) para que fosse utilizado como símbolo opcional de indentificação entre Therians. O Θ(Theta) tem como correspondente latino o T, simbolizando para nós da Comunidade a palavra "Therian";o Δ(Delta) representa para nós a mudança.

Antes de fazer este post eu chequei várias fontes de pesquisa e nessa jornada encontrei muitos site e fóruns que falam sobre teriantropia mas que trazem informações falsas, levianas e/ou incompletas sobre esse assunto.


Por este motivo eu reuni os 7 maiores erros sobre teriantropia (disforia de espécie).


Então vamos aos tópicos:


1º erro: Teriantropia é uma escolha e você pode escolher se tornar um therian


Fonte: https://www.etsy.com/fi-en/listing/1407935404/therian-set-wolf-therian-mask-silver-fox
Fonte: https://www.etsy.com/fi-en/listing/1407935404/therian-set-wolf-therian-mask-silver-fox

Teriantropia não é uma escolha, é uma identidade não-humana em um nível não-físico baseado em experiências involuntárias. São indivíduos que se identificam com outra espécie. O termo "disforia de espécie" descreve muito bem esses sentimentos de desconexão com o corpo em que se habita.


Isso quer dizer que, se você é um therian, você experimentou / experimenta comportamentos animalescos e se identifica com uma espécie não-humana. E isso é algo que você não pode evitar, você simplesmente nasceu dessa forma, você não escolheu ser isso, você não se tornou magicamente um therian.


É óbvio que existem pessoas que podem se descobrir therians em diferentes épocas da vida. Uns ainda jovens outros já maduros. Cada um tem o seu tempo e processo.



2º erro: Teriantropia é uma conexão com um animal


Sentir uma conexão com um animal não te torna therian.
Sentir uma conexão com um animal não te torna therian.

Se você pesquisar o termo "teriantropia" no google, o primeiro resultado já traz uma informação incorreta:



Teriantropia não está relacionada a conexão. Não é porque você tem uma conexão forte com um animal que você é um therian, pois teriantropia trata-se de identidade e experiências involuntárias.


Existem therians que possuem fortes ligações com determinados tipos de animais, talvez até com a própria espécie o qual se identifica (é o meu caso, por exemplo). Porém também existem outros que não. É válido lembrar que existem pessoas que podem ter esse tipo de conexão e ao mesmo tempo não serem therians.


Resumindo: teriantropia é sobre identidade e experiências involuntárias e não sobre conexões.


3º erro: Teriantropia é uma vida passada (reencarnação) / crença / religião / espiritualidade


Representação da Xamã de Bad Dürrenberg, múmia de 9 mil anos encontrada na alemanha em 1934
Representação da Xamã de Bad Dürrenberg, múmia de 9 mil anos encontrada na alemanha em 1934

Existe a teoria de que um therian é uma pessoa que teve uma vida passada como um animal, mas isso é apenas uma de muitas outras teorias e não deve ser utilizada como verdade universal. Até mesmo porque essa afirmação está frequentemente vinculada com conceitos espirituais / religiosos e pode levar muita gente ao erro.


Teriantropia não tem nada a ver com religião, cultos, seitas, espiritual em geral. Trata-se de identidade e não de crença. Alguns therians, como eu, encontram conforto e alegria no caminho religioso, mas existem inúmeros que não seguem nenhuma religião e ainda assim são therians.


Existem therians que acreditam ter vidas passadas e também não-therians que acreditam na mesma coisa. Isso é um fato.


Acreditar que se tem uma vida passada, em espiritualidade ou em algum argumento religioso não faz de você um therian. Porque teriantropia está atrelado a identidade e não a crenças / religiões / espiritual.


4º erro: Teriantropia é fazer quadrobics (andar de quatro) ou tentar ser um animal


Opal, a therian
Opal, a therian

Fazer quadrobics (andar de quatro) não tem nada a ver com ser um therian, apesar de essa ser uma forma de trazer um pouco de conforto para quem sente que está no corpo errado, você não precisa ser um therian para praticar quadrobics e nem é obrigado a praticar quadrobics se for um.


Até porque nem todo therian se identifica com um animal quadrupede. Como ficam os que se identificam com aves, ou cangurus, ou qualquer outro nesse parâmetro? Além disso, é preciso lembrar que nós, therians, apesar de sermos animais por dentro ainda estamos presos dentro de um corpo humano. Nem todo corpo tem mobilidade ou vontade de praticar um quadrobics, e as nossas limitações precisam ser respeitadas inclusive por membros da nossa própria comunidade.


Também não é necessário fingir ser um animal para ser um therian. Alguns therians expressam seus comportamentos animalescos dessa forma, mas isso não é uma regra.


Do mesmo modo uma pessoa que finge ser um animal, seja porque lhe trás conforto ou por qualquer outro motivo, ou que pratique quadrobics não é necessariamente um therian.


5º erro: Teriantropia é uma doença



Teriantropia não é uma doença
Teriantropia não é uma doença


Existem profissionais sérios estudando o fator psicológico da teriantropia, mas como é um assunto relativamente novo ainda não existem estudos científicos concretos.


Até onde pesquisei, os profissionais de psicologia e psiquiatria estão tratando teriantropia como um traço de personalidade e não como doença.


Mais uma vez, se você pesquisar no google sobre teriantropia vai encontrar "pérolas" como esse site:



De acordo com esse site, teriantropia é "uma doença rara e degenerativa que leva a pessoa a morte, e que existem atualmente 8 casos no mundo com pessoas vivas."


Esse site está errado em tantos âmbitos e espalhando tantas notícias falsas sobre o assunto que chega a doer. E isso não é bom, porque notícias falsas podem perpetuar preconceitos e fazer mal para nossa comunidade.


Acredito que quem escreveu essa postagem confundiu teriantropia com licantropia, que é outra coisa totalmente diferente.


Licantropia é realmente uma doença mental grave onde a pessoa acredita ser um animal e age como tal de forma extremamente agressiva. Eu já li algo sobre isso ter alguma coisa a ver com surtos de raiva (a doença transmitida por morcegos e outros animais infectados) ao longo da história. Mas isso é assunto para outro post, até porque eu preciso estudar sobre o assunto para não repassar notícias falsas.


Teriantropia tem a ver com identidade, e ao que tudo indica (pelo menos até agora na comunidade científica) , tem a ver com traços de personalidade também. E isso não é uma doença.



6º erro: Teriantropia é a mesma coisa que furry


Uma amostra da comunidade furry.
Uma amostra da comunidade furry.

Existem therians que encontram conforto e alegria na comunidade furry pela inclusividade e diversidade que a comunidade furry tem. Mas nem todo furry é um therian.


Um furry é alguém que se identifica com ou se interessa por personagens antropomórficos, que são animais com características humanas ou traços humanoides. Os furries são uma comunidade diversa e inclusiva de fãs de arte, literatura, animação e cultura relacionados a esses personagens. Além disso, muitos furries também criam e usam trajes ou fantasias chamados "fursuits" para representar seus personagens antropomórficos em eventos sociais, convenções ou encontros da comunidade. Para muitos furries, a participação nessa subcultura é uma forma de expressão criativa, identificação com personagens fictícios ou um meio de socializar com outros membros da comunidade. É importante notar que nem todos os furries possuem fursuits ou se envolvem em aspectos específicos da subcultura, e o grau de envolvimento pode variar de pessoa para pessoa.


Já um therian é uma pessoa que se identifica com uma espécie não-humana e tem experiências involuntárias animalescas.


7º erro: Teriantropia é uma pessoa capaz de se transformar em animal


Se alguém souber o nome du artiste por favor avise :)
Se alguém souber o nome du artiste por favor avise :)

Eu sinto informar mas therians não são pessoas que podem se transformar em animais.


Por vezes o assunto teriantropia é confundido com as lendas de lobisomens, kitsunes, shape-shiftings e outros seres antropomórficos de diversas culturas. E confesso que seria maravilhoso se nós therians pudéssemos nos transformar nesses seres e sair por aí correndo livres, porém isso não passa de um mito. Nós não podemos (infelizmente) nos transformar em animais nem em seres antropomórficos lendários.


Da mesma forma que esses personagens fictícios da literatura, cinema e quadrinhos em geral não são therians simplesmente por conseguirem este feito. Para ser um therian tem que rolar identificação com uma espécie não-humana e experiências animalescas involuntárias.


FIM


Merle, por Cristalwolf.
Merle, por Cristalwolf.

Bom, espero ter sanado algumas dúvidas. Deixe nos comentários se eu esqueci de mencionar alguma coisa ou se você tem alguma dúvida sobre alguma outra coisa relacionada a teriantropia.

94 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page