• Cristalwolf Lobazul

Gratidão na magia

Peguei um instante e habitei nele por muito mais tempo do que ele existiu

Não porque era necessário, mas por ser fundamental

Mergulhei na sua intensidade reavaliando cada ângulo, cada aspecto, explorando as possibilidades

E me perguntei: Quantos instantes cabem em um momento?

Esse exercício é perigoso, mas tão fascinante

Se não tomo cuidado me torno escravo do instante que escolhi

E se isso acontece de que me adiantam as reavaliações?

Aprendizado é evolução e evolução é aproveitar bem cada instante

Cada passo e cada tombo se tornam tesouros sem precedentes

Para uma mente que é capaz de sentir gratidão por cada instante experienciado

Fiz esta ilustração em meu grimório para agradecer e honrar aos Animais Totens que têm trabalhado comigo nos últimos meses. Sempre precisos, sempre sábios e sempre tão poderosos.


Gratidão é uma parte muito importante na magia por ser uma forma de reconhecer a ajuda do outro. E é por isso que gratidão é algo tão complicado. Estamos acostumados a agradecer pelo que recebemos de desejado, por feitos realizados, por sucesso, mas costumamos negligenciar quando o auxílio é algo que fere o nosso orgulho ou nos trás um resultado indesejado. Foi o que aconteceu comigo quando resolvi trabalhar com o Totem do Cavalo.


Até o começo deste ano eu vinha tentando trabalhar com uma determinada entidade, o Totem do Cavalo. Já faziam meses que eu estava pelejando para trabalhar com ele, sempre tentando firmar nossos vínculos, sempre com muito respeito, mas por algum motivo nada do que eu pedia era atendido. Sequer tinha respostas. Em janeiro perguntei ao meu mentor qual era o problema desta entidade e ele me disse que ela simplesmente não queria trabalhar comigo. Confesso que fiquei irada. Semanas a fio tentando agradar ao Totem do Cavalo, tentando entrar em comunhão, tentando conversar com ele para no final o meu mentor ter que me dizer estas duras palavras? Para no final, nem o próprio Totem do Cavalo me dar um parecer.


Foi quando recebi uma grande lição, algo que nunca encontrei em nenhum livro de Xamanismo ou Ocultismo por mais que eu tenha estudado. Algo que mudaria minhas práticas para sempre: O meu mentor finalmente me revelou qual era o problema do Totem do Cavalo.


Existe uma separação entre os Animais Totens: as Presas e os Predadores. Essa separação não quer dizer que um é mais poderoso que o outro (longe disso), foi a forma que meu mentor encontrou para me explicar que nem todos os Totens se dão bem juntos e que dependendo do Animal de Poder do magista, uma destas duas linhas não vai querer trabalhar junto dele.


Ele me explicou que, como o meu Animal de Poder é o Lobo, Totens Presas tendem a não querer trabalhar comigo e era por este motivo que o Totem do Cavalo não se envolveu comigo. Alguns Totens podem até ser complacentes e atender uma ou outra prece, como foi o caso da Búfala Branca e do Coelho em minhas práticas, entretanto a demanda nem sempre terá tanta força. A insistência em trabalhar com energias que não estão a fim de se envolverem pode acabar bloqueando outros aspectos do magista (algo que também aconteceu comigo) ao ponto de que nem mesmo práticas dentro da própria linha sejam eficazes.


De fato havia muito que sentia minha energia bloqueada, que minhas preces não estavam sendo devidamente atendidas, que eu me sentia cansada demais com qualquer prática. Imaginei o quão desrespeitosa eu estava sendo com os Totens Presa por insistir em trabalhar com eles, o quanto havia sido ignorante por sequer imaginar esta possibilidade. Sendo assim no mesmo dia eu chamei a todos os Animais Totens Presa com os quais já havia ou estava tentando trabalhar, e respeitosamente fiz um último ritual pedindo desculpas pela minha inocência / ignorância e agradecendo a cada um deles por pelo menos escutarem as minhas preces mesmo que elas não tenham sido atendidas.


Agradeci a cada um deles do fundo do meu coração. E feito isso, quase que imediatamente, senti a energia voltar a fluir através de mim. Todo o bloqueio foi embora. A falta de gratidão pode bloquear muitas oportunidades na vida, seja em práticas mágicas ou no dia a dia.

Contact:

© All content on the Cristalwolf's website is protected by copyright, which means that no text or image can be used without the express permission of the author, even quoting the source or crediting the image.