top of page
  • Writer's pictureCristalwolf Lobazul

Indicação de filme - Teriantropia / Disforia de Espécies

Updated: Jun 25, 2023


É difícil encontrar muitas informações em português sobre teriantropia, tampouco nas artes divulgadas abertamente pela mídia afora. È por isso que vim indicar este filme, que por sua vez, foi indicada por um amigo therian. Se você está boiando no assunto e não sabe o que é teriantropia, vou deixar aqui o link do post onde explico tudinho: CLIQUE AQUI


O filme “Wolf ” é da cineasta Nathalie Biancheri. O drama fala sobre um homem que acredita ser um lobo preso num corpo humano, estreou no final de 2021 no Festival Internacional de Cinema de Toronto. Os críticos foram atraídos pelo tema da “disforia de espécies” e pelas performances de destaque das estrelas emergentes George MacKay e Lily-Rose Depp.


Kate Erbland do IndieWire descreveu a premissa como incomum: “O filme segue MacKay como Jacob, um jovem que sofre de “disforia de espécie”, que acredita ser um lobo. Enviado para uma clínica especializada no distúrbio, Jacob é forçado a confrontar-se com a sua verdadeira natureza, ao mesmo tempo que cai no feitiço da Gata Selvagem (Lily-Rose Depp), uma misteriosa paciente, cuja alcunha é “the zoo”.


DISFORIA DE ESPÉCIE


Embora não seja actualmente reconhecida pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, “disforia de espécie” é um termo abrangente, aplicado a um distúrbio no qual os indivíduos acreditam ter nascido no corpo da espécie errada. Tendo começado a sua carreira como documentarista, Biancheri foi atraída pelo assunto incomum por causa das suas implicações no mundo real.


“Vou pegar no lado intelectual e emocional que acho mais interessante, e isto é, o que significa sentir que pertences a uma pele diferente?”, disse Biancheri ao IndieWire, sobre o seu processo antes da recente estreia do filme no TIFF. “O que é obviamente um assunto muito atual e, para usar a palavra temida, um sentimento universal a ser explorado. E, eu acho que, até certo ponto, cada um de nós sente isso, por razões diferentes. ”

MINHA VISÃO SOBRE O FILME (sem spoilers)


Embora não seja usado o termo teriantropia / therianthropy / otherkin, sabemos que o filme fala de pessoas que tem esse sentimento de "nascer na espécie errada". Rolou muita identificação minha com os personagens e seus dramas, inda mais por eu ser um lobo assim como o protagonista e ter passado (e ainda passar) pelos mesmos processos. A atuação é impecável. Dá para ver que os atores esturaram e se empenharam muito para entregar esse tipo de atuação. A fotografia é incrível, o som também.


Eu fiquei um pouco chateado porque esperava que se aprofundassem mais em soluções do que apenas em focar a forma como a sociedade nos vê. Esperava que o filme mostrasse mais sobre como, apesar das nossas dificuldades, podemos nos adaptar para viver em sociedade sem deixar de sermos o que somos. Mas eu realmente entendo que seria muita coisa para abranger em pouco tempo de filme e eu já fico muito feliz mesmo de ter sido representado. Eu não gostei muito do termo "disforia de espécie", porque é como se tratassem o que somos como uma doença. Mas eu entendo que tudo tem que ter um começo não é? E as vezes esse é o começo para que possam surgir estudos sérios e científicos sobre o que somos.


SOCORRO CRISTAL! ONDE EU VEJO ESSE FILME!???

Poooois é meu coleguinhe animalesque... Eu só consegui encontrar esse filme na Globo Play legendado. Talvez você possa caçar pela internet para encontrar outro lugar onde ele esteja hospedado. Se é que você me entende. Vou deixar o trailer aqui para você apreciar:



115 views
bottom of page