Cristalwolf Lobazul
O que é Shift, Shifts ou Shifting na Teriantropia?

O que é Shift, Shifts ou Shifting na Teriantropia?
Shift, Shifts ou Shifting são termos usados para designar quando teriantropos / therians têm suas experiências animalescas involuntárias (turnos) seja de maneira física ou não-física. Geralmente são momentos curtos ou hábitos pontuais. Como por exemplo, a necessidade de uivar, rosnar, usar um rabo pendurado na cintura ou andar sobre as quatro patas, etc...
De onde vem esta expressão SHIFT?
A palavra "shift" vem de "mudança". Indo mais à fundo, essa palavra é um fragmento da expressão "shape shift" ou "aquele que muda de forma".
Esta expressão ocorre em todas as culturas, com diferentes nomes. Entre o povo Nórdico, haviam os Berserkers por exemplo, que invocavam a fúria do urso durante as batalhas. O corpo do guerreiro não mudava, porém seu comportamento sim, como um urso em fúria pronto para enfrentar com selvageria e brutalidade qualquer inimigo.

Também temos shapeshiftings em diversas religiões. Na minha, Xamanismo Asatruar, temos o Deus Loki que ao longo da história se transforma em diversas criaturas. Há também a amada Mulher Novilha Búfala Branca PtesanWi (Pronúncia em inglês: Thesan Why) (Lakȟótiyapi: Ptesáŋwiŋ) ou Donzela Búfala Branca é uma Deusa importante para a religião de alguns povos nativo norte americanos, em especial o povo Lakota. No cristianismo temos o exemplo espírito santo que toma a forma de uma pomba branca e Satanás que toma a forma de uma serpente, a qual engana Adão e Eva no Jardim do Èden.
Falando de therians atualmente, shifts podem ocorrer com diferentes forças e frequência e ser uma experiência positiva ou negativa. Vários tipos de turnos podem ser experimentados simultaneamente. Muitas vezes, o shift é inteiramente controlável, mas às vezes um therian experimentará fortes mudanças (shifts) que fazem com que eles percam temporariamente a capacidade de funcionar completamente como um ser humano. O shifting é tipicamente involuntário, mas alguns therians aprendem a induzir mudanças voluntárias, como uma forma de se sentir mais confortáveis com o próprio corpo.
O que a comunidade therian tem a dizer sobre isso?
O assunto Shifting tem sido discutido desde o início da comunidade therian online no exterior. “Your best mental transformation” é uma discussão da comunidade AHWW (Alt.horror.werewolves) que ocorreu em 1 de dezembro de 1993.
Muitas vezes, esta é uma gíria usada pelos therians para "shape shifting (mudança de forma)". O termo shift é mais usado do que o termo shape shifting, porque shift por si só significa “mudança”, porém é "shape shifting (mudança de forma)” levando as pessoas a pensar em mudar em um sentido físico. Uma vez que nenhuma mudança física foi provada, a maioria dos therians gostaria de se desassociar dos mentirosos que dizem ter a capacidade “se transformar fisicamente”.

Existem tipos diferentes de shift?
Antes de entrarmos nos tipos de shifts, esteja ciente de que ter um único turno (experiência involuntária / involuntária animalesca) ou mesmo vários, não significa que você deve assumir, sem sombra de dúvida, que você é um therian. Devemos considerar cuidadosamente quais experiências são relevantes. É importante permanecer atento e não tirar conclusões precipitadas. Há explicações racionais para por que podemos experimentar shiftings que não têm nada a ver com teriantropia ou com ser um therian. Devemos estar atentos e cautelosos de que não estamos simplesmente imaginando essas sensações ou potencialmente enganando nossas mentes.
Mais uma vez: seja você um therian ou não, está tudo bem. Ser um therian não é uma escolha. Eu falo melhor sobre este assunto neste post:
7 erros comuns sobre teriantropia (disforia de espécie)
A seguir estão tipos comuns de shifts e suas abreviaturas, embora o shift possa se manifestar em muitas outras formas diferentes, que não estão listadas. Parece que a maioria dos termos de turnos usados hoje foi estabelecida em 1999.
Algumas observações:
- Sensorial, Emocional e Cameo não aparecem na lista de 1999.
- Teriótipo: A espécie a qual a pessoa se identifica.

Voluntário / Involuntário
Shift Voluntário Um shift que ocorre ao ser induzido conscientemente.
Shift Involuntário Um shift que ocorre sem vontade ou controle consciente.
Shifts teriantrópicos comuns
Mental Shift (MS or m-shift) Um shift de mentalidade, quando o therian raciocina como o teriótipo.
Shift Fantasma / Phantom Shift (Ph-shift) Sentir membros fantasmas ou um corpo fantasma completo do teriótipo. Como por exemplo: sentir sua cauda, as garras ou os caninos.
Shift Sensorial / Sensory Shift (SE or Se-Shift) Os sentidos são parecidos com os do teriótipo. Isso pode ser temporário ou não.
Shift de Percepção / Perception Shift (PE-shift) Perceber as coisas de forma mais associada ao teriótipo.
Shift Emocional / Emotional Shift O shift ocorre durante determinado estado emocional, por exemplo: estresse, raiva ou muita felicidade. Eu, por exemplo, costumo abanar a cauda quando estou muito feliz ou rosnar quando estou furioso.
Shift nos Sonhos / Dream Shift (DS or d-shift) Quando o therian se torna o seu teriótipo dentro de um sonho, parcial ou totalmente.
Cameo Shift (C) Quando o therian se sente como uma espécie que não tem um teriótipo conhecido.
Outros tipos de shift na teriantropia
Agora eu vou falar de outros tipos de shifts que podem ocorrer dentro da espiritualidade. Lembrando que sou Xamã Asatruar, então tudo o que eu falar daqui pra frente está de acordo com a minha vertente religiosa.
Lembrando que teriantropia não tem nada a ver com religião e eu explico tudo isso neste post: 7 erros comuns sobre teriantropia (disforia de espécie)
Me avisem se vocês gostarem desse tipo de conteúdo que envolve magia e outros assuntos espirituais, deixe nos comentários que trago mais. Tenho um grimório cheio de coisas legais para compartilhar.
